Porque a Monarquia também é Política
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Um espaço de Debate, Um formular de ideias
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 COMISSÂO DA LIBERDADE RELIGIOSA

Ir para baixo 
AutorMensagem
Beladona

Beladona


Número de Mensagens : 506
Localização : Algarve
Data de inscrição : 25/09/2006

COMISSÂO DA LIBERDADE RELIGIOSA Empty
MensagemAssunto: COMISSÂO DA LIBERDADE RELIGIOSA   COMISSÂO DA LIBERDADE RELIGIOSA EmptyQui 6 Set - 17:52

Um agnóstico entre fiéis de diversas confissões

in DN de 06-09-07
do jornalista: Pedro Correia

José Socrates desejou ontem "muita sorte" a Mário Soares no momento em que lhe dava posse como presidente da Comissão da Liberdade Religiosa. Nesta cerimónia, realizada na residência oficial do primeiro-ministro, o ex-presidente da República lembrou que é agnóstico, o que constitui "uma garantia" de que se manterá "neutro em matéria religiosa". Além de agnóstico, é laico. Mas não indiferente ao fenómeno religioso. "Reconheço a relevância da religião e das instituições religiosas no mundo conturbado de hoje, onde o fenómeno religioso retomou uma enorme importância", declarou Soares num breve improviso escutado com atenção pelo chefe do Governo e pelos ministros da Presidência, Pedro Silva, e da Justiça, Alberto Costa.

Soares alertou contra o "exacerbamento dos fanáticos religiosos" no mundo contemporâneo, fenómeno que considera "altamente preocupante". Daí a necessidade-sublinhou-de "desenvolver o diálogo ecuménico para evitar os conflitos de natureza religiosa, o que seria um recuo civilizacional de uma gravidade tremenda".

Dificilmente a Comissão da Liberdade Religiosa conseguiria ser mais ecuménica. Além de Soares, integram-na dois católicos, indicados pela Conferência Episcopal Portuguesa-o teólogo José Borges de Pinho e o padre Manuel Saturino da Costa Gomes. Mas também lá se sentam o banqueiro Abdool Karim Vakil, indicado pela comunidade islâmica de Lisboa, Esther Mucznik, vice-presidente da comunidade israelita, e Fernando Soares Loja, em nome da Aliança Evangélica Portuguesa.

O juíz Teles Pereira, os professores de Direito Jorge Bacelar Gouveia e André Folque, Ashok Hansraj, membro da comunidade hindu de Lisboa, e Nazim Ahmad, presidente da Fundação Aga Khan Portugal-designados pelo ministro da Justiça-completam o elenco de membros da Comissão da Liberdade Religiosa, um órgão independente e consultivo da Assembleia da República e do Governo que tem um mandato de três anos e se pronuncia sobre todas as matérias relacionadas com a aplicação, desenvolvimento e alteração da Lei da Liberdade Religiosa.

Sócrates, que também falou de improviso, considerou a liberdade religiosa "um dos pilares da sociedade moderna e condição de uma democracia evoluída". E não poupou elogios a Soares: "A sua vida pessoal e política habilita-o a qualquer tarefa que tenha a ver com a liberdade".

De acordo com o primeiro-ministro, a aplicação da Lei da Liberdade Religiosa "continua a ser uma prioridade do Estado Português". Não só como "instrumento poderoso para a liberdade de credo no nosso país" mas também como garantia da "igualdade de tratamento para todas as confissões religiosas em Portugal".

Maria Barroso, que assistiu à posse, recebeu no final um efusivo cumprimento do marido. Descontraído e bronzeado, Soares saudou os seus novos colegas da comissão, o seu antecessor na presidência deste órgão, Menéres Pimentel, e alguns amigos que também ali se encontravam. Como o presidente da Fundação Oriente, Carlos Monjardino, o advogado Vasco Vieira de Almeida, o professor universitário Mário Mesquita, o deputado Vítor Ramalho e o jurista, José António Pinto Ribeiro, do Fórum Justiça e Liberdades.
Ir para o topo Ir para baixo
 
COMISSÂO DA LIBERDADE RELIGIOSA
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Porque a Monarquia também é Política :: Visões Políticas :: Nada de Politiquices-
Ir para: