Porque a Monarquia também é Política
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Um espaço de Debate, Um formular de ideias
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Dinastia de Bragança

Ir para baixo 
+4
Merut
Peregrino
vm
IzNoGuud
8 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
RosaLati
Convidado




Dinastia de Bragança Empty
MensagemAssunto: Dinastia de Bragança   Dinastia de Bragança EmptySáb 15 Jul - 12:48

A dinastia de Bragança (ou brigantina) foi a quarta dinastia de Reis portugueses, que reinou em Portugal entre 1640 e 1910, devendo o seu nome ao facto de os seus membros deterem, entre outros títulos, o de Duques de Bragança. Foi também a dinastia que reinou no Império Brasileiro entre 1822 e 1889.

Em Portugal a casa de Bragança foi elevada à coroa através de João II Duque de Bragança, que se torna rei com o nome de João IV depois da restauração da independência em 1 de Dezembro de 1640. Em 1836, Maria II casa com Fernando de Saxe-Coburgo-Gotha, quebrando assim a linha de sucessão masculina que se mantinha desde Afonso Henriques. Devido a isto, Pedro V, Luis I, Carlos I e Manuel II são por vezes incluídos na dinastia de Bragança-Saxe-Coburgo-Gotha. A queda da dinastia de Bragança é contemporânea da Implantação da República a 5 de Outubro de 1910. Os representantes actuais da casa são os Duques de Bragança. No Brasil a casa de Bragança foi elevada à coroa por meio de dom Pedro I, e terminou com o golpe militar-liberal republicano em 1889.

Dinastia de Bragança 150px-JoaoIVPortugal


Última edição por em Sáb 15 Jul - 12:55, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
RosaLati
Convidado




Dinastia de Bragança Empty
MensagemAssunto: Re: Dinastia de Bragança   Dinastia de Bragança EmptySáb 15 Jul - 12:50

Outros Membros da Casa de Bragança

Catarina de Bragança rainha consorte de Inglaterra
Francisco, Duque de Beja e Condestável de Portugal
Maria Bárbara de Bragança rainha consorte de Espanha
José duque de Bragança, Príncipe da Beira e do Brasil
Maria Isabel de Bragança rainha consorte de Espanha
Isabel Maria de Bragança regente do Reino
Ana de Jesus Maria de Bragança Duquesa de Loulé
Januária Maria de Bragança Condessa d'Áquila
Francisca de Bragança Princesa de Joinville
Miguel II Maria Carlos de Bragança, duque de Bragança
Afonso de Bragança, duque do Porto
Luís Filipe, Duque de Bragança
Duarte Nuno de Bragança, duque de Bragança
Duarte Pio, Duque de Bragança
Ir para o topo Ir para baixo
IzNoGuud
Admin
IzNoGuud


Número de Mensagens : 418
Localização : Algarve
Data de inscrição : 05/07/2006

Dinastia de Bragança Empty
MensagemAssunto: Re: Dinastia de Bragança   Dinastia de Bragança EmptySeg 24 Jul - 8:20

Este tema e a explicação da Rosa, levam-nos a questionar sobre o papel dos Braganças, relativamente a uma futura Restauração.

Deverão estes automáticamente ser reconduzidos ao Trono? Se sim, porquê?

Ou deverão os Portugueses escolher quem prefeririam como Soberano, aquando de uma Neo Restauração?

Sinceramente eu sempre fui adepto, e contínuo a se-lo, de D. Duarte Pio.
Não me revejo nas verdadeiras "tretas" que são as "quezílias" entre aqueles que argumentam incessávelmente os prós e contras dos Duartistas, Miguelistas, Liberais e até mesmo Italianos.
Não consegui encontrar em nenhum campo, factos e provas que me fizessem alterar a minha forma de pensar. Nem no lado dos defensores de D. Duarte Pio.
Ou seja, SE o sigo, é por razões minhas e pessoais e que o seguirei enquanto este não trair a minha confiança que nele depositei.

No entanto e não obstante, creio que se deva dar aos Portugueses o papel de escolha de quem quererão para os Governar. Estamos, afinal de contas, a lutar por um País ainda mais Democrático não?

E a título de exemplo, quanto aos que defendem D. Duarte por ser apenas o descendente de D. Afonso Henriques.
Isso não impediu que aquando da Restauração a Coroa de Portugal NÃO fosse entregue ao descendente de D. António o Prior do Crato, último Rei de Portugal antes da anexação Espanhola.
A não entrega, deve-se ao facto de alguns, de forma muito conveniente, preferirem não consagrar a legitimidade desde D. António como verdadeiro Rei de Portugal.
Mas lá porque a Nobreza e o Clero não o aceitaram, o Povo aceitou-o e esse já nessa altura escolhia a quem seguir.
Ir para o topo Ir para baixo
https://politica-monarquica.forumeiros.com
RosaLati
Convidado




Dinastia de Bragança Empty
MensagemAssunto: Re: Dinastia de Bragança   Dinastia de Bragança EmptyTer 22 Ago - 13:16

Penso da mesma forma que o Izz. embora Republicana, simpatizante da monarquia, vi sempre D.Duarte como o representante da Monarquia portuguesa e quanto a este facto, não mudarei certamente de opinião. Considero D.Duarte, alguém que para mim se tornou um simbolo e no qual confio. A haver um referendo, sobre a alteração da lei que vecta o regime monárquico em Portugal,não duvido que o assinaria. Mas independetemente da minha forma de pensar, considero que numa reimplantação monárquica, todas as bases antigas da monárquia vigente até 1910, teriam de ser alteradas e articuladas com os novos tempos. Neste contexto, julgo que o povo teria de se pronunciar sobre o Monarca pelo qual deveriam ser dirigidos, por sufrágio universal. Não adiante alusões às realidades Monárquicas da restante Europa que a meu ver se encontram paradas no tempo. O povo português tem um cariz diferente dos restantes Europeus, e em termos reivindicações, estão e são mais exigentes. A nossa população mudou agruptamente nestes ultimos 5 anos, com a avalanche da entrada de povos lusófonos e não só. A nossa realidade é uma população diferente e no que respeita, nomeadamente À população residente africana e brasileira, um povo mais aberto e livre. Resumindo, considero que o povo deve escolher o seu Monarca, independentemente de não por em causa questões de legitimidades.

Bem Hajam
Ir para o topo Ir para baixo
IzNoGuud
Admin
IzNoGuud


Número de Mensagens : 418
Localização : Algarve
Data de inscrição : 05/07/2006

Dinastia de Bragança Empty
MensagemAssunto: Re: Dinastia de Bragança   Dinastia de Bragança EmptyQua 23 Ago - 8:44

Um bem hajam,

Não nos acho assim tão diferentes dos demais povos.
TODOS têm as suas especificidades singulares, creio sim é que temos uma capacidade universalista muito forte.
Não há outro povo que seja por norma tão bem recebido em todo o lado... talvez a par do líbanes e do grego lol.
Em todo o caso... temos de preparar uma Monarquia para o Futuro. A palavra Monarquia não pode significar apenas o contexto que este tem nos dicionários, ou em nada estaremos a mudar, ambicionando "apenas" a uma mudança de chefia de estado.
É o que eu penso e procuro defender.

Um abraço,

IzNo
Ir para o topo Ir para baixo
https://politica-monarquica.forumeiros.com
RosaLati
Convidado




Dinastia de Bragança Empty
MensagemAssunto: Re: Dinastia de Bragança   Dinastia de Bragança EmptyQua 23 Ago - 10:41

"A palavra Monarquia não pode significar apenas o contexto que este tem nos dicionários, ou em nada estaremos a mudar" Concordo em absoluto. Trocar apenas a chefia do Sr. Cavaco Silva, por D.Duarte, pouco estariamos a mudar, efectivamente. Teriamos de passar para uma restruturação mais profunda que acabasse com "a palhaçada política" que se vem desenvolvendo neste país. Temo e julgo não estar muito longe da realidade, é que os monárquicos portugueses, são poucos e estão divididos e na sua grande maioria, lutam por uma mudança de sistema político, apenas para que o poder mude de mãos para uma pseudo-elite já caduca que ainda não leu a Declaração dos Direitos Humanos e acham que A ou B, por terem atenpassados com titulos nobiliarquicos, têm de uma forma inacta direitos diferentes de quem não tem esses tipo de descendência. e são estes aspectos que negridem os monárquicos. A minoria monárquica que defende a causa desinteressadamente, apenas acreditando numa diferente filosofia de sistema política, terá de crescer, para permitir uma mudança real e não um retrocesso "aos tempos feudais" e ``a união religião estado,
Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
vm

vm


Número de Mensagens : 59
Data de inscrição : 23/07/2006

Dinastia de Bragança Empty
MensagemAssunto: Re: Dinastia de Bragança   Dinastia de Bragança EmptyQui 7 Set - 18:33

Acho que seria lógica a eleição de uma assembleia especial, semelhante ao que acontece com as assembleias constituintes, que então aí legitimar o futuro Rei de Portugal. Acho que faz sentido manter a 'corrida' limitada aos que descendem das linhas derivadas da IV Dinastia ou seja, os Bragança e eventualmente os Loulé.
Ir para o topo Ir para baixo
RosaLati
Convidado




Dinastia de Bragança Empty
MensagemAssunto: Re: Dinastia de Bragança   Dinastia de Bragança EmptySex 8 Set - 13:55

vm escreveu:
Acho que seria lógica a eleição de uma assembleia especial, semelhante ao que acontece com as assembleias constituintes, que então aí legitimar o futuro Rei de Portugal. Acho que faz sentido manter a 'corrida' limitada aos que descendem das linhas derivadas da IV Dinastia ou seja, os Bragança e eventualmente os Loulé.


Concordo plenamente, desde que essa mesma Assembleia fosse eleita por sufrágio universal, um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Peregrino

Peregrino


Número de Mensagens : 12
Data de inscrição : 16/08/2006

Dinastia de Bragança Empty
MensagemAssunto: Re: Dinastia de Bragança   Dinastia de Bragança EmptyDom 10 Set - 9:09

vm escreveu:
Acho que seria lógica a eleição de uma assembleia especial, semelhante ao que acontece com as assembleias constituintes, que então aí legitimar o futuro Rei de Portugal. Acho que faz sentido manter a 'corrida' limitada aos que descendem das linhas derivadas da IV Dinastia ou seja, os Bragança e eventualmente os Loulé.


Também concordo com o aqui apresentado. Pelo menos para já nao consigo ver uma solução melhor para o inicio de uma nova dinastia! Quanto à 'corrida', também acho que se devia reduzir às linhas legitimas derivadas da IV Dinastia por forma a permitir a 'continuidade' histórica e cultural.
Ir para o topo Ir para baixo
http://monarquicos.no.sapo.pt
IzNoGuud
Admin
IzNoGuud


Número de Mensagens : 418
Localização : Algarve
Data de inscrição : 05/07/2006

Dinastia de Bragança Empty
MensagemAssunto: Re: Dinastia de Bragança   Dinastia de Bragança EmptySeg 11 Set - 3:26

Não creio que se possa chamar de nova Dinastia caso a Casa de Bragança volte a Reinar, o que teria acontecido teria sido apenas um Interegno tal como aconteceu com os Stuarts no Reino Unido aquando da República de Oliver Cromwell.

Já o mesmo não se passaria caso os Portugueses escolhessem o Duque de Loulé, por exemplo.
Ir para o topo Ir para baixo
https://politica-monarquica.forumeiros.com
RosaLati
Convidado




Dinastia de Bragança Empty
MensagemAssunto: Re: Dinastia de Bragança   Dinastia de Bragança EmptySeg 11 Set - 14:59

Eu concordo com a mudança de Dinastia, por 2 razões fundamentais, 1º a Queda da Monarquia e a Implantação da República e segundo porque não existe descendente directo de D.Manuel, embora considere o tema de mudança ou não de dinastia um mero pormenor,
Um abraço a todos
Ir para o topo Ir para baixo
IzNoGuud
Admin
IzNoGuud


Número de Mensagens : 418
Localização : Algarve
Data de inscrição : 05/07/2006

Dinastia de Bragança Empty
MensagemAssunto: Re: Dinastia de Bragança   Dinastia de Bragança EmptyTer 12 Set - 3:13

Eu, apesar de ser apoiante de D. Duarte Pio, creio que temos de deixar a futura escolha para os Portugueses.

E que estes escolham entre quem queiram, que por certo deveria por enquanto ficar entre D. Duarte Pio e o Duque de Loulé.
Sendo que a haver outras hipóteses, estas deveriam recair sobre personalidades da nossa Sociedade.

Que me dizem?
Ir para o topo Ir para baixo
https://politica-monarquica.forumeiros.com
Merut

Merut


Número de Mensagens : 4
Idade : 48
Data de inscrição : 12/09/2006

Dinastia de Bragança Empty
MensagemAssunto: Re: Dinastia de Bragança   Dinastia de Bragança EmptyTer 12 Set - 6:34

Na medida em que sou um grande defensor da democracia, apesar de ser inquestionavelmente monárquico, creio que o correcto será aceitar outros candidatos que não os descendentes de D. Afonso Henriques. Contudo, não posso deixar de confessar o quanto seria doloroso para mim não ver o D. Duarte a ocupar o trono de Portugal. Creio que não fará qualquer sentido ter um rei que não seja um símbolo de todo o nosso passado e história. Sendo o tópico sobre a dinastia de Bragança, não quero deixar de confessar que apesar de todas as críticas que tem recebido, sinto um enorme fascínio pela mesma e também preferência. Creio que não deve haver uma explicação para tudo na vida e que também nem sempre é necessário procurar por ela. As nossas personalidades distinguem-se pela individualidade e características próprias. No caso da escolha recair sobre o D. Duarte creio que não havia necessidade em dar início a uma nova dinastia e que se deveria dar continuidade com a dinastia de Bragança.
Dinastia de Bragança Vox_Pio
Ir para o topo Ir para baixo
http://coroasescudoseamendoas.blogspot.com/
RosaLati
Convidado




Dinastia de Bragança Empty
MensagemAssunto: Re: Dinastia de Bragança   Dinastia de Bragança EmptyTer 12 Set - 14:57

Considero D.Duarte um democrata, e é nesse sentido que sou simpatizante monarquica. O que me entristece é que ainda existe um grande número de monárquico que vê na reimplantação da Monarquia, uma via de ascensão ao poder e a tratamentos diferenciados através de títulos, como se aguardassem o renascer de uma classe previligiada. Monárquico que "cresceram" em função dos tempos actuais e que se articulam com os problemas e essencia da nossa real sociedade de mentalidade, são infelizmente uma escassa minoria. Tenho esperança que essa minoria cresça, pois acredito que só assim será possível um referendo, com um nº suficiente de assinaturas a apresentar na Assembleia da Republica, para que o povo se possa pronunciar sobre qual o regime político que deseja verdadeiramente para Portugal.
Ir para o topo Ir para baixo
IzNoGuud
Admin
IzNoGuud


Número de Mensagens : 418
Localização : Algarve
Data de inscrição : 05/07/2006

Dinastia de Bragança Empty
MensagemAssunto: Re: Dinastia de Bragança   Dinastia de Bragança EmptyQua 13 Set - 3:57

Agradeço ao Merut pela sua exposição, com a qual me identifico. E dou-lhe as boas vindas ao nosso fórum... alternativo Wink

Um abraço,

IzNo
Ir para o topo Ir para baixo
https://politica-monarquica.forumeiros.com
vm

vm


Número de Mensagens : 59
Data de inscrição : 23/07/2006

Dinastia de Bragança Empty
MensagemAssunto: Re: Dinastia de Bragança   Dinastia de Bragança EmptyQua 13 Set - 9:00

Uma monarquia de base republicana! É isso que Portugal precisa. Quem pode contestar os ideais que motivaram as revoluções que pela Europa fora implantaram Repúblicas que com mais ou menos defeitos ainda hoje sobrevivem? Será a igualdade e a valorização do mérito um principio errado? Enfim talvez às vezes, quando a igualdade absoluta leva a que quem não sabe também escolha, mas isso são pormenores, defeitos da democracia criada para sociedades bem diferentes das que temos agora em que nem todos eram verdadeiros cidadãos.

Já em outro tópico defendi o acesso a cargos públicos apenas por cidadãos que prestassem algum tipo de serviço durante um período de tempo de forma a seleccionar aqueles que para acederem aos cargos se prestam a sacrificios e não só a ajudas de amigos e 'sócios' nesse grande negócio que é a política nacional.

O primeiro passo para termos uma monarquia em Portugal é a sua verdadeira e inequivoca democratização. Uma alteração de mentalidades em que o 'reino do nome' acabe, nomeadamente entre certas camadas dirigentes do movimento. Enquanto o 'Joaquim das Iscas' não se sentir, dentro do movimento monárquico, igual ao Conde de alcagoitas então nada feito.

A implantação da monarquia deve servir os interesses da Nação e não de individuos ou classes. Monarquia é serviço e não direito.


SAR D. Duarte tem uma visão para Portugal estupenda, resta é que o movimento que supostamente o apoia pare de o prejudicar com atitudes menos felizes e acção ineficaz das organizações existentes mais preocupadas no acessório do que nos fundamentos políticos essenciais e na conquista da população para a Causa.
Ir para o topo Ir para baixo
RosaLati
Convidado




Dinastia de Bragança Empty
MensagemAssunto: Re: Dinastia de Bragança   Dinastia de Bragança EmptySeg 2 Out - 14:58

vm escreveu:
Uma monarquia de base republicana! É isso que Portugal precisa. (...)A implantação da monarquia deve servir os interesses da Nação e não de individuos ou classes. Monarquia é serviço e não direito.


SAR D. Duarte tem uma visão para Portugal estupenda, resta é que o movimento que supostamente o apoia pare de o prejudicar com atitudes menos felizes e acção ineficaz das organizações existentes mais preocupadas no acessório do que nos fundamentos políticos essenciais e na conquista da população para a Causa.

Vm, foi sempre essa ideia que defendi. Infelizmente essas ideias e críticas não são bem vistas nem aceites por muitos monárquicos que afinal, embora se digam apoiantes de D.Duarte, debatem uma filosofia política, contrária a SAR, e quando confrontados com esse facto, banem quem estiver pela frente.
Ir para o topo Ir para baixo
Beladona

Beladona


Número de Mensagens : 506
Localização : Algarve
Data de inscrição : 25/09/2006

Dinastia de Bragança Empty
MensagemAssunto: Re: Dinastia de Bragança   Dinastia de Bragança EmptyQua 11 Out - 11:47

Embora eu seja a favor de D.Duarte Pio como futuro rei de Portugal,acho que se deveria de dar mais visibilidade às pessoas dos outros pretendentes ao trono e ao porquê das suas pretensões para tal,à população,aliás como bem diz Merut com o qual concordo.

Concordo também de uma maneira geral com os colegas deste tópico.

Um abraço da Beladona
Ir para o topo Ir para baixo
RosaLati
Convidado




Dinastia de Bragança Empty
MensagemAssunto: Re: Dinastia de Bragança   Dinastia de Bragança EmptyQua 11 Out - 13:50

Esses outros monárquicos, estão bem visíveis, minha cara amiga. Têm Foruns e estruturas bem fortes, dão bem nas vista, repare-se no caso do Italiano. Acho que os mais pacatos são mesmos os pretendentes de D.Duarte. Sabe o que falta? é uma atitude diferente, que infelizmente só surge numa minoria monárquica, o que faz falta, são manifestações com garra, o que faz falta é despir os ternos, os perconceitos , os delicodoces, é arregaçar a manga, é união sem tias nem tios, se verdadeiramente se quer uma Monarquia em Portugal. Mas....infelizmente, conheço ainda poucos monárquicos com este perfil. Há que ter esperança e acreditar numa nova onda monárquica, sem chás de beneficiência, mas antes nas equipes nocturnas de ajuda aos sem abrigo.

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Beladona

Beladona


Número de Mensagens : 506
Localização : Algarve
Data de inscrição : 25/09/2006

Dinastia de Bragança Empty
MensagemAssunto: Re: Dinastia de Bragança   Dinastia de Bragança EmptyQui 12 Out - 13:42

Cara amiga

Tem toda a razão no que diz.

Dar apoio aos desfavorecidos,aos necessitados,era uma demonstração de que estaríamos presentes no apoio àqueles que verdadeiramente mais precisam,embora,não tenham visibilidade.

Os Monárquicos deveriam de demonstrar o seu lado humano,que quero acreditar que existe,incentivando também os mais jovens.

Um abraço da Beladona
Ir para o topo Ir para baixo
Rider

Rider


Número de Mensagens : 67
Data de inscrição : 29/08/2006

Dinastia de Bragança Empty
MensagemAssunto: Re: Dinastia de Bragança   Dinastia de Bragança EmptyQui 12 Out - 14:46

A maioria dos monárquicos portugueses não concordam com uma "república coroada" porque acham que o país está mal, e precisa de algo completamente diferente.

O problema é que não sabem separar chefia de Estado com o resto do aparelho estatal, e não percebem (como a grande maioria da população) que o problema do atraso do nosso país, se deve à mentalidade, e não à tipologia de Estado.
Ir para o topo Ir para baixo
IzNoGuud
Admin
IzNoGuud


Número de Mensagens : 418
Localização : Algarve
Data de inscrição : 05/07/2006

Dinastia de Bragança Empty
MensagemAssunto: Re: Dinastia de Bragança   Dinastia de Bragança EmptySex 13 Out - 4:47

Grande verdade caro Rider.

Há que distinguir entre Chefia de Estado e as limitações que este terá em reagir a determinadas situações.

E o resto do Aparelho Estatal, ao qual cabe a Governação da Nação e onde interessa investir numa renovação da forma de viver a política e da acção necessária para melhorar a Nação.
Ir para o topo Ir para baixo
https://politica-monarquica.forumeiros.com
RosaLati
Convidado




Dinastia de Bragança Empty
MensagemAssunto: Re: Dinastia de Bragança   Dinastia de Bragança EmptySex 13 Out - 10:58

Ora, é esse mesmo o cerne da questão, até os que se dizem apoiantes de D.Duarte, apenas o rodeiam na Ânsia de poder, porque no fundo, não aceitam uma Republica Coroada, nem aceitam uma democracia, não aceitam um Estado Laico, não aceitam a não estratificação social.

Bem Hajam
Ir para o topo Ir para baixo
vm

vm


Número de Mensagens : 59
Data de inscrição : 23/07/2006

Dinastia de Bragança Empty
MensagemAssunto: Re: Dinastia de Bragança   Dinastia de Bragança EmptySex 13 Out - 12:02

É que realmente eu encontro poucas diferenças entre uma República Coroada e uma Monarquia Constitucional e Parlamentar... corrijam-me se estou enganado.

Acho que uma vez mais é a questão dos floreados e do barroquismo do movimento 'oficial'
Ir para o topo Ir para baixo
RosaLati
Convidado




Dinastia de Bragança Empty
MensagemAssunto: Re: Dinastia de Bragança   Dinastia de Bragança EmptySex 13 Out - 12:12

vm escreveu:
É que realmente eu encontro poucas diferenças entre uma República Coroada e uma Monarquia Constitucional e Parlamentar... corrijam-me se estou enganado.

Acho que uma vez mais é a questão dos floreados e do barroquismo do movimento 'oficial'

Acho que estás certo, vai tudo dar ao mesmo.
Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dinastia de Bragança Empty
MensagemAssunto: Re: Dinastia de Bragança   Dinastia de Bragança Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dinastia de Bragança
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Porque a Monarquia também é Política :: Visões Políticas :: Porque a Monarquia também é Política-
Ir para: