Porque a Monarquia também é Política
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Um espaço de Debate, Um formular de ideias
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Manual do Bom Português

Ir para baixo 
+3
JTMB
IzNoGuud
Reiziger
7 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
RosaLati
Convidado




Manual do Bom Português - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manual do Bom Português   Manual do Bom Português - Página 2 EmptyQua 10 Jan - 14:21

Caro Longair. Basar, de ir embora, escreve-se com S, sim senhor, em Luandês, Basar - Fugir, ir embora. «Ele basou!», «Vou basar!». E não me admiro que qualquer dia integre oficialmente o dicionário da lingua portuguesa, como aconteceu com a palavra, Bué - Muito.

Basar é ainda, o nome de uma vila no distrito de West Siang, no estado indiano de Arunachal Pradesh.

Bem-Hajam
Ir para o topo Ir para baixo
Reiziger

Reiziger


Número de Mensagens : 148
Data de inscrição : 20/12/2006

Manual do Bom Português - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manual do Bom Português   Manual do Bom Português - Página 2 EmptyQua 10 Jan - 15:06

ós meu dizcionário diz qu'é c'um z, ma deve ser uns dizcionário cota!

P.S. (também sou "africano")
Ir para o topo Ir para baixo
Longair

Longair


Número de Mensagens : 402
Data de inscrição : 29/08/2006

Manual do Bom Português - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manual do Bom Português   Manual do Bom Português - Página 2 EmptyQua 10 Jan - 16:50

hahahahah mas o cara Latin Rose kadé a linguagem luandesa, ela inda na existe, existe sim o criolo que define tudo o que usa o tuga com outras linguas/falas.

e ja agora VIVA MZ Smile ex provincia portugal um africa dois
Ir para o topo Ir para baixo
RosaLati
Convidado




Manual do Bom Português - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manual do Bom Português   Manual do Bom Português - Página 2 EmptyQui 11 Jan - 12:25

A linguagem "Luandês". foi o nome dado pelos nossos Linguístas, para denominar os termos trazidos de Luanda e empregues na linguagem portuguesa. Ou seja, a mistura do português com termos especifícos de Luanda.

Caro, Reiziger. Não dúvido do seu dicionário. As minhas fontes baseiam-se na forma como se escrevia em Luanda, de acordo com o levantamento de diversos termos de Luanda , feitos por linguístas. Agora, pode-se dar o caso de se usar o "z", noutros locais de África. Certamente o meu amigo sendo Africano, deverá estar mais à vontade sobre este assunto, pois eu apenas sou uma teórica, não tenho infelizmente a vivência africana.

Bem hajam
Ir para o topo Ir para baixo
Longair

Longair


Número de Mensagens : 402
Data de inscrição : 29/08/2006

Manual do Bom Português - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manual do Bom Português   Manual do Bom Português - Página 2 EmptyQui 11 Jan - 12:58

Luanda nunca foi nada mais que uma costa de terra sem nada antes dse la chegar-mos
Ir para o topo Ir para baixo
RosaLati
Convidado




Manual do Bom Português - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manual do Bom Português   Manual do Bom Português - Página 2 EmptyQui 11 Jan - 14:04

Longair escreveu:
Luanda nunca foi nada mais que uma costa de terra sem nada antes dse la chegar-mos

Caro Longair, desculpa mais discordo dessa tua visão colonialista. Sem nada? ou antes com uma civilização diferente da Europeia? Achas que é o betão que se ergue e uma economia capitalista que torna uma terra com algo? e a população e a sua maneira de viver? também és do que acreditam que África estava num estado civilizacional atrasado, como pensaram os Europeus que a desvastaram e esquartejaram sem o minímo de respeito pelos povos, em busca e na competição pelo saque de matérias primas que alimentavam a Industrialização Europeia? Que aumentavam a Industrialização e aumentavam o capital para o fabrico de armas que os levou a uma paz armada e ao despoltar da 1ª Guerra Mundial?
Ir para o topo Ir para baixo
Reiziger

Reiziger


Número de Mensagens : 148
Data de inscrição : 20/12/2006

Manual do Bom Português - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manual do Bom Português   Manual do Bom Português - Página 2 EmptyQui 11 Jan - 19:41

Há 35 anos atrás, em Angola, as populações nativas viviam melhor, mais bem cuidadas, com mais assistência médica e não tinham exactamente o que os brancos também não. Curiosamente ninguém morria de fome e uma boa parte dos nativos ganhava acima do que se pagava na metrópole. Era uma vida difícil a de então...

Se querem falar de visões geo-estratégicas ah e tal e rebéubéu por mim tudo bem, o Sr. administrador é que é capaz de pensar o contrário
Ir para o topo Ir para baixo
RosaLati
Convidado




Manual do Bom Português - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manual do Bom Português   Manual do Bom Português - Página 2 EmptySex 12 Jan - 4:10

Não tenho dúvidas que sim, caro Reiziger. Mas também viviam cuidados, nas suas instituições, na época pré-colonial.

Bem Hajam
Ir para o topo Ir para baixo
Beladona

Beladona


Número de Mensagens : 506
Localização : Algarve
Data de inscrição : 25/09/2006

Manual do Bom Português - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manual do Bom Português   Manual do Bom Português - Página 2 EmptySex 12 Jan - 9:11

Caro Reiziger

Tem toda a razão,pois em Moçambique passava-se o mesmo...

Agora é o que se vê,num país com um potencial enorme,está uma miséria,fico sempre muito triste com o que por lá se passa...

Um bem haja

Beladona
Ir para o topo Ir para baixo
Reiziger

Reiziger


Número de Mensagens : 148
Data de inscrição : 20/12/2006

Manual do Bom Português - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manual do Bom Português   Manual do Bom Português - Página 2 EmptySex 12 Jan - 10:59

RosaLatina escreveu:
Não tenho dúvidas que sim, caro Reiziger. Mas também viviam cuidados, nas suas instituições, na época pré-colonial.

Bem Hajam

Acha mesmo?

Então porque não vivem agora que têm hipótese de viver segundo os costumes ancestrais de caça e recolecção?
Ir para o topo Ir para baixo
Reiziger

Reiziger


Número de Mensagens : 148
Data de inscrição : 20/12/2006

Manual do Bom Português - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manual do Bom Português   Manual do Bom Português - Página 2 EmptySex 12 Jan - 11:02

Beladona escreveu:
Caro Reiziger

Tem toda a razão,pois em Moçambique passava-se o mesmo...

Agora é o que se vê,num país com um potencial enorme,está uma miséria,fico sempre muito triste com o que por lá se passa...

Um bem haja

Beladona

Eu já não fico triste com nada do que se passa nas antigas províncias, o cinismo que o 25 de Abril incutiu na minha geração manda-me estar feliz que aqueles povos se autodeterminem....independentemente que morram à fome ou seja lá que é que morrem hoje em dia.
Ir para o topo Ir para baixo
RosaLati
Convidado




Manual do Bom Português - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manual do Bom Português   Manual do Bom Português - Página 2 EmptySex 12 Jan - 11:09

Reiziger escreveu:
RosaLatina escreveu:
Não tenho dúvidas que sim, caro Reiziger. Mas também viviam cuidados, nas suas instituições, na época pré-colonial.

Bem Hajam

Acha mesmo?

Então porque não vivem agora que têm hipótese de viver segundo os costumes ancestrais de caça e recolecção?

Meu caro, agora? um pouco tarde não? onde já ficou essa cultura, alterada e esquecida? Da mesma forma acha possível que as 117 tribos sobreviventes no Brasil, têm possibilidade de voltar ao Brasil pre-colonial? E nós? Acha que poderiamos agora, voltar às nossas raízes ancestrais? "Todo o mundo é composto de mudança".
Se num passado longíquo, se acreditava que a cultura europeia era superior e que todo o mundo diferente, teria de ser submetido às nossas regras, hoje em dia, não respeitar a identidade de um povo e continuar a achar que esse povo vive na miséria porque não tem capacidade de sobreviver sózinho, é de um paternalismo autoritário.

Bem-Haja
Ir para o topo Ir para baixo
Beladona

Beladona


Número de Mensagens : 506
Localização : Algarve
Data de inscrição : 25/09/2006

Manual do Bom Português - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manual do Bom Português   Manual do Bom Português - Página 2 EmptySex 12 Jan - 15:20

Caro Reiziger

A mágoa é algo de muito íntimo que nem o cinismo consegue apagar e encobrir.

Um abraço da Beladona
Ir para o topo Ir para baixo
Longair

Longair


Número de Mensagens : 402
Data de inscrição : 29/08/2006

Manual do Bom Português - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manual do Bom Português   Manual do Bom Português - Página 2 EmptySex 12 Jan - 15:37

hum então agora até batem no coitado do colono que para la foi ser morto e trabalhar para a metropole para os meninos da metropole andarem a fazer festas com o que de la vinha produto de sangue suor e lagrimas além de mortes mas ao menos por la em menos de um quarto de século ergueu-se uma civilização com força para evoluir, claro era tão forte que até ultrapassava a mãe patria mas a mesma cheia de ciumes e egoista deixou-se levar pela politica deixando ao abandono 30 a 40 milhões de portugueses que penaram e ainda penam pelos erros de uma balança viciada
Ir para o topo Ir para baixo
Beladona

Beladona


Número de Mensagens : 506
Localização : Algarve
Data de inscrição : 25/09/2006

Manual do Bom Português - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manual do Bom Português   Manual do Bom Português - Página 2 EmptySex 12 Jan - 15:51

No tempo que lá vivi nunca notei que houvesse colonianismo ou racismo,já quando cá cheguei notei racismo para com os que viemos de África,fomos estigmatizados,marginalizados e adjectivados de tudo e mais alguma coisa,com a agravante de virmos com uma mão à frente e outra atrás...


Última edição por em Sex 12 Jan - 15:56, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Longair

Longair


Número de Mensagens : 402
Data de inscrição : 29/08/2006

Manual do Bom Português - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manual do Bom Português   Manual do Bom Português - Página 2 EmptySex 12 Jan - 17:07

exacto, e ainda falam de racismo por lá, e por ca chama-se o que, diferenças civilizacionais, talvez Smile mas resumindo tudo, o problema mantem-se, portugal não sabe estar nem fazer algo por si enquanto agente civilacional com responsabilidades mas é claro portugal nunca assume as suas responsabilidades
Ir para o topo Ir para baixo
RosaLati
Convidado




Manual do Bom Português - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manual do Bom Português   Manual do Bom Português - Página 2 EmptySáb 13 Jan - 12:32

Meus caros, não falei de racismo nem dos conceitos a que se referem. Apenas fiz uma análise objectiva e real. E a realidade é que foi imposta às tribos africanas um novo modelo civilizacional, bem como imposta uma nova religião. São factos reais, não hipóteses históricas. O problema do fim do colonialismo em África, deve-se ao ter durante anos, tentado pela força, calar o movimento e sentimento nacional. E quando falo desse sentimento, não falo de etnias, falo dos habitantes. Foi essa guerra que durou anos que desvastou que criou ódios, ódios esses que tornaram impossível a muitos lá permanecer. Qual a solução que apontam caro Longair e Beladona? que a guerra continuasse os anos que fossem precisos, para que não se desse a Independência?

Bom, mas é difícil debater um tema, quando existem intervenientes no processo. Por defeito trato o passado, de forma matemática e objectiva, não lhe emprestando sentimentos, como tal seria um debate sem equilibrio, pois eu debateria dados e do outro lado, debatem-se factos sentidos.

Bem-hajam
Ir para o topo Ir para baixo
Longair

Longair


Número de Mensagens : 402
Data de inscrição : 29/08/2006

Manual do Bom Português - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manual do Bom Português   Manual do Bom Português - Página 2 EmptyDom 14 Jan - 10:46

todo e qualquer objectivo não passa de fumo perante o pensamento livre de influencias sociais, mas claro contra mim falo Smile agora sobre ex-colonias, vos digo que não será nos livros de estudo que vão encontrar a verdade pois essa foi escamoteada á muito, pelo menos 32 anos e a que agora aparece não é mais que uma grotesca deturpação do que um dia foi um belo futuro para uma parte de Africa e hoja não passa de um gigantesco cemitério de guerras e doenças, não tenho pena nenhuma pois quem pede, recebe.
Ir para o topo Ir para baixo
RosaLati
Convidado




Manual do Bom Português - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manual do Bom Português   Manual do Bom Português - Página 2 EmptyDom 14 Jan - 10:51

Sim, mas caro Longair. Não foram anos de guerra que impediram a independência, pois não? Não teria sido melhor conceder a Independência, quando esta foi solicitada, com acordos de cooperação para a primeira fase do processo?

Bem-haja
Ir para o topo Ir para baixo
RosaLati
Convidado




Manual do Bom Português - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manual do Bom Português   Manual do Bom Português - Página 2 EmptyDom 14 Jan - 10:53

Ai, desculpem, já me desviei do Tópico. Vou encaminhar o meu post, para o tópico, História, Bem-hajam.
Ir para o topo Ir para baixo
Longair

Longair


Número de Mensagens : 402
Data de inscrição : 29/08/2006

Manual do Bom Português - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manual do Bom Português   Manual do Bom Português - Página 2 EmptyDom 14 Jan - 11:02

acha ou ainda não pensou que em 1947 a africa tuga não passava de mato e o mesmo era em 1957, a verdadeira evolução começou em 1960,70, com a guerra pois até la a metropole estava se lixando para as colonias e so ligava quando via o fluxo de produtos como petrolio, diamantes etc começar a ser cada vez mais curto, colonialismo era o praticado desde a metropole pois se evolução houve por la foi por empreendedores locaise não pelo interesse militar e geo-politico-economico da metropole, quanto á guerra so estava confusa na guiné no resto estava ganha e a da guiné seria so necessario um melhoramento das maquinas militares no local, mas claro, a independencia estava a ser pensada sim mas tudo dentro do seu tempo sem o que resultou depois pois o que se passou depois tb é da responsabilidade Portuguesa.
Ir para o topo Ir para baixo
RosaLati
Convidado




Manual do Bom Português - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manual do Bom Português   Manual do Bom Português - Página 2 EmptyDom 14 Jan - 11:15

responderei no tópico história.
Bem-haja
Ir para o topo Ir para baixo
Longair

Longair


Número de Mensagens : 402
Data de inscrição : 29/08/2006

Manual do Bom Português - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manual do Bom Português   Manual do Bom Português - Página 2 EmptyDom 14 Jan - 11:21

Smile baseada em que livros ?
Ir para o topo Ir para baixo
Reiziger

Reiziger


Número de Mensagens : 148
Data de inscrição : 20/12/2006

Manual do Bom Português - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manual do Bom Português   Manual do Bom Português - Página 2 EmptyDom 14 Jan - 20:36

RosaLatina escreveu:
Meus caros, não falei de racismo nem dos conceitos a que se referem. Apenas fiz uma análise objectiva e real. E a realidade é que foi imposta às tribos africanas um novo modelo civilizacional, bem como imposta uma nova religião. São factos reais, não hipóteses históricas.

Ora deixe-me cá pensar. 1400, 1500, 1600,....ora bem isso era prática comum inclusivamente na Europa. Lembra-se daquela coisa chamada reforma/contra-reforma? Aqui até se queimou pessoal e tudo. Contextualizemos as coisas se faz favor. Não há vergonha nenhuma a retirar do que foi feito em África, apenas a aceitação de que nessa altura os padrões civilizacionais eram assim e hoje já não são.

RosaLatina escreveu:
O problema do fim do colonialismo em África, deve-se ao ter durante anos, tentado pela força, calar o movimento e sentimento nacional. E quando falo desse sentimento, não falo de etnias, falo dos habitantes.

Um "país" com 14 etnias, não tem sentido de nação tal como nós o entendemos. A guerra "civil" de Angola vem exactamente daí e não pode separar etnias de habitantes porque as coisas não funcionam assim. Um Bailundo não grama de Quiocos e vice versa ao ponto de se matarem. O ponto de equilíbrio era efectivamente o poder exterior representado pelos europeus que controlavam os seus sentimentos bélicos.

Diga-me lá 1 país africano subsariano que não ande ou tenha andado em guerra civil de cariz étnico? Quer exemplos de etnias inteiras erradicadas pelos "concidadãos"? Nós europeus que desenhamos países no papel não temos uma obrigação moral de zelar pelo seu bem estar? Ficamos aqui descansadinhos a ver Tutsis a matar Hutus e a conformarmo-nos com o regime democrático, para o qual culturalmente esses povos não estavam preparados para assumir?

RosaLatina escreveu:
Foi essa guerra que durou anos que desvastou que criou ódios, ódios esses que tornaram impossível a muitos lá permanecer. Qual a solução que apontam caro Longair e Beladona? que a guerra continuasse os anos que fossem precisos, para que não se desse a Independência?

A guerra em Angola estava ganha, Moçambique idem, Cabo Verde nunca houve, São Tomé, guerra quê? A situação só estava perdida na Guiné por questões fronteiriças, porque o exercito português não os podia perseguir para lá das fronteiras, senão tinham levado o mesmo destino...O que é que nós queríamos? Que se tivesse cumprido o plano do MFA e que quando possível se desse a autodeterminação democrática das províncias, não a entrega e abandono das mesmas e dos 500 mil que como eu ficamos lá pendurados à mercê de milícias armadas, organizadas à pressa no Zaire, sem uma única farda Portuguesa por perto...Entenda possível como a equação que permite ter 80% duma população com a literacia mínima ou seja 20 a 25 anos com regime de autonomia.

RosaLatina escreveu:
Bom, mas é difícil debater um tema, quando existem intervenientes no processo. Por defeito trato o passado, de forma matemática e objectiva, não lhe emprestando sentimentos, como tal seria um debate sem equilibrio, pois eu debateria dados e do outro lado, debatem-se factos sentidos.

Bem-hajam

Se formos pela via da matemática, os números só engrandecem a imensa borrada da descolonização e duma forma totalmente desapaixonada!

Como diz a Beladona ódio eu só senti na metrópole e olhe que o 25 de Abril já tinha sido há uma boa meia dúzia de anos.
Ir para o topo Ir para baixo
Longair

Longair


Número de Mensagens : 402
Data de inscrição : 29/08/2006

Manual do Bom Português - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manual do Bom Português   Manual do Bom Português - Página 2 EmptySeg 15 Jan - 12:52

boa
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Manual do Bom Português - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manual do Bom Português   Manual do Bom Português - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Manual do Bom Português
Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Porque a Monarquia também é Política :: Visões Políticas :: Nada de Politiquices-
Ir para: